Tecnologia do Blogger.

11 de abril de 2015

RESENHA: Eragon – Christopher Paolini



Eragon (Ciclo da Herança #1) por Christopher Paolini
  • Editora: Rocco
  • ISBN: 9788532518484
  • Ano: 2003
  • Páginas: 465
  • Gênero: Aventura, Medieval, Juvenil;
  • Onde comprar:

Eu tinha uma visão bem diferente desse livro (nunca li resenhas nem vi o filme). Eragon não é o belo dragão azul da capa (como eu imaginava), mas sim um jovem de quinze anos que após encontrar um ovo de dragão irá se transformar num dos lendários Cavaleiros do Dragão. O tal dragão da capa, que na verdade é ela, se chama Saphira. Se você adora livros de fantasia épica/medieval daqueles com mapa e tudo, onde o protagonista embarca numa jornada perigosa, viajando pelo mundo para alcançar seu destino e no caminho faz grandes amigos que enfrentam juntos muitas batalhas, é bem provável que também irá gostar da estória de Eragon.

Bastante parecido com o universo criado por Tolkien em O Senhor dos Anéis, Eragon se passa na terra de Alagaësia, com direito a elfos, feiticeiros, dragões, entre outras criaturas mágicas. Além de adquirir uma narrativa também muito similar a de Tolkien. Outra curiosidade é que muito de nosso protagonista Eragon remete a Luke Skywalker. Não estou dizendo que são pontos negativos do livro, pelo contrário, adorei tudo isso!


"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."

Na fantasia de Eragon somos apresentados a um reino fictício antes protegido pela ordem de Cavaleiros do Dragão, mas há muito tempo eles foram dizimados e agora é o tirano Galbatorix quem governa o lugar. Ao encontrar uma pedra diferente, que mais tarde se mostrou ser um ovo de dragão de onde nasceu Saphira, Eragon que é apenas um jovem órfão do campo, se vê obrigado a fugir para se protegerem

Sua conexão com Saphira é muito bem explorada no livro, eles possuem uma especie de laço psíquico além de sentirem admirável carinho um pelo outro. 

Com a ajuda do "suposto" contador de histórias, Borm, eles embarcam numa aventura inicialmente em busca de vingança. Nessa jornada com muita luta e magia, Eragon irá encontrar o misterioso Murtagh e criaturas mágicas como o menino-gato Solembum e a elfa Arya, bem como o grande vilão desse livro, o Espectro Durza que sob ordens do rei o está caçando com o seu exercito de UrgalsO livro possui um bom desfecho e pontes para o próximo volume, Eldest, onde mais batalhas se aproximam, pois a jornada de Eragon e Saphira está só começando.

Por fim, o livro decepcionou em certos quesitos. Houve alguns momentos onde a leitura se tornou maçante, apesar de seu ar juvenil. Também não me senti cativada por muitos dos personagens, principalmente Eragon. Os que realmente gostei foram Murtagh e Saphira. Mas sendo justa, mesmo esperando muito mais achei que a leitura foi boa. 

Minha Avaliação: ✪✪->  Regular!

Um comentário:

  1. Olá, Celsina. Adorei a resenha, nunca tive muito interesse na história, mas até que fiquei curiosa. Sempre ouvia falar no livro, mas nunca me interessei em procurar resenhas e afins. Vi o filme, mas não grudou muito minha atenção. Tanto que nem lembro direito dos acontecimentos do filme. E essa capa é linda.

    Abraços.

    P.s.: Estou adorando participar do desafio!
    http://leiturarecomendada.blogspot.com/

    ResponderExcluir