Tecnologia do Blogger.

16 de janeiro de 2015

RESENHA: O Cerne da Matéria - A aventura científica que levou à descoberta do bóson de Higgs – Rogério Rosenfeld



O Cerne da Matéria por Rogério Rosenfeld
  • Editora: Companhia das Letras
  • ISBN: 9788535923469
  • Ano: 2013
  • Páginas: 2012
  • Gênero: Não-Ficção, Física, Científico;
  • Onde comprar:

Na resenha de hoje venho falar sobre uma área diferente aqui do blog, mas que é também uma das minhas grandes paixões – física! Nesse livro arrebatador escrito pelo famoso físico brasileiro Rogério Rosenfeld embarcamos numa jornada científica empolgante desde a construção dos aceleradores de partículas (suas disputas e avanços científicos) até a descoberta da partícula que explicaria a origem da massa de todas as partículas elementares – o bóson de Higgs!


Muitos já devem ter ouvido falar do bóson de Higgs que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2013, mas acontece que poucos sabem o que é essa partícula tão elusiva, ou o porque da tamanha importância de sua comprovação científica, ou mesmo como se deu tal descoberta. Então nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o acelerador de partículas LHC (Large Collider Hadron) situado no CERN na Suíça e todo o caminho que levou à descoberta do bóson de Higgs do ponto de vista privilegiado de alguém que acompanhou de perto (sim, lá do CERN) os últimos acontecimentos até o anúncio oficial da descoberta da última peça que faltava no quebra-cabeça desenvolvido pelos físicos teóricos a partir de meados da década de 1960 para explicar as partículas mais fundamentais do universo: a chamada partícula de Higgs.

Detector CMS (Compact Muon Solenoid) visto de lado. Um dos quatro grandes detectores do LHC - Imagem: CERN

O livro se inicia com uma contextualização histórica desde os primeiros aceleradores de partículas passando pelo nascimento do CERN e de seus aceleradores até finalmente chegar ao LHC; levanta algumas questões da física como as partículas elementares, que antes acreditávamos que o átomo também era uma delas; também aborda a disputa com os Estados Unidos numa incessante corrida de quem fabricava o melhor e maior acelerador; questões políticas e a criação da internet – World Wide Web (www) – que foi inventada pelo CERN para facilitar a transferência de informações dentro do próprio CERN; e por fim a descoberta do bóson de Higgs e o que essa partícula representa para o destino do universo. Rogério conseguiu fazer um apanhado geral da física, da história da ciência e do CERN, transmitindo tudo de forma condensada e clara, onde aspirantes da física ou até mesmo curiosos do assunto poderão se deliciar com a narrativa esclarecedora e instigante de O Cerne da Matéria.

Um evento simulado no detector de CMS, com o aparecimento do bóson de Higgs

Rogério Rosenfeld nos revela de forma acessível história dessa aventura intelectual desde as dificuldades de se construir a maior maquina da história até e os dilemas sobre o que essa partícula significaria para o futuro da física. O livro possuí capítulos curtos, focados em assuntos específicos, e não seguem uma linearidade. Tenho costume de ler livros desse gênero (apesar de raramente fazer resenha deles) mas devo admitir que o livro do Rogério me surpreendeu.

Uma leitura espetacular e mais que recomendada se você tem interesse, mesmo que pequeno, pela história e seus avanços científicos e tecnológicos.


.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ✪✪✪✪✪ -> Excelente!


4 comentários:

  1. Uau, achei muito interessante o livro. Apesar de não ser apaixonada por física, estou curiosa para ler.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não conhecia o livro é bem diferente do que costumo ler

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso... Quais livros sobre fisica vc tem ou ja leu? (manda fotos de quais vc tem)

    ResponderExcluir