Tecnologia do Blogger.

7 de agosto de 2014

RESENHA: Os Escolhidos (The 100) – Kass Morgan



Amo livros pós-apocalípticos, e quando vi THE 100, uma distopia passada em partes numa plataforma espacial e ainda inspirou a série de TV, já dá para imaginar o quanto fiquei empolgada. Que pena o livro não passar de uma capa bonita e muito marketing.


Os Escolhidos (The 100 #1) por Kass Morgan
  • Editora: Galera Record
  • ISBN: 9788501400598
  • Ano: 2014
  • Páginas: 286
  • Gênero: Jovem Adulto, Distopia;
  • Onde comprar:

    Talvez tenha sido pura empolgação... Chegue mais e venha conhecer The 100 e descobrir porque a leitura não funcionou comigo .


    A Terra se tornou inóspita a mais de um século e os sobreviventes têm vivido em plataformas militares desde então. Mas essas plataformas por mais resistentes também possuem prazo de validade, tudo lá é muito controlado, rigoroso e extremamente injusto. A população (sobre)vive em regime distópico onde criminosos nunca são absorvidos, por menor que seja o delito todos são mortos quando atingem dezoito anos. 

    Acontece que o oxigênio começou a rarear e a plataforma deteriorar, eles precisam voltar a Terrar, ou morrerão no espaço, mas ainda não é seguro enviar todos de volta ao planeta que pode ainda estar muito tóxico. O que fazer então? Ah, porque não enviar primeiro cem dos delinquentes juvenis que seriam mortos de qualquer forma, e descobrirmos se é seguro voltar? É assim que: Clarke a mocinha perfeita (brava princesa), com um futuro brilhante em medicina pela frente e que no entanto deve ter feito algo grave; Wells o partido ideal, ex-namorado de Clarke e também filho de um dos mais poderosos membros da espaçonave; Bellamy o encrenqueiro cabeça dura que sempre levou uma vida difícil; e Glass, melhor amiga de Wells, e que vivia um romance as escondidas com alguém de "status" inferior ao seu. – Vão parar na nave que será mandada à Terra.





    A narrativa é em primeira pessoa variando entre o ponto de vista desses quatro personagens. Glass consegue escapar no momento da decolagem, e é através dela que ficamos por dentro do mundo na plataforma, já Bellamy entra a força na nave. Todos eles tinham seus motivos. A narração possui duas fontes diferentes, e quando ela muda somos lançados ao passado do atual narrador. No inicio é confuso mas logo percebemos que é essencial para compreender o porque dos protagonistas terem chegado onde estão.

    Porém o foco da história mudaFicamos grande parte do livro na mesmice, a história não evolui (pelo menos até os capítulos finais) e até lá recebemos uma grande dose de mimimi adolescente, personagens mal trabalhados e superficiais que me despertaram pouca ou nenhuma empatia, e um triângulo amoroso para completar. Apesar de não ter gostado nada da forma como a Kass Morgan nos apresentou The 100 e não conseguir comprar muitas de suas "ideias", provavelmente lerei o segundo volume (sou teimosa demais para largar uma série).

    Quem lê as resenhas aqui do blog sabe que é difícil eu dar 2 estrelas a um livro. E não, o livro não é ruim, apenas não funcionou comigo, talvez por conta de tanta empolgação a decepção foi maior.


    Minhas Avaliação: ★★☆ (2.5/5.0) -> Regular!

    Assisti ao episodio piloto da série e gostei, eles mudaram certas coisas e o resultado foi muito bom! Entre o livro e o seriado fico com o seriado, sem dúvida alguma.


    5 comentários:

    1. Oi Cel,
      Muita gente fala que o seriado é melhor que o livro =(, é uma pena porque o livro tinha tudo para ser maravilhoso.
      Beijocas ^^

      ResponderExcluir
    2. oi ^^
      Ai! Não acredito que você não gostou, eu fiquei chateada porque eu queria que o livro tivesse andando mais e muita pouca coisa acontece, mas acho que isso é porque temos vários narradores e ainda nos é apresentado o passado de cada um...
      o seriado eu vi a primeira temporada inteira e amei, o que seria correspondente ao livro vai até o terceiro episódio só.. pretende escrever uma resenha do seriado em breve no blog. Muita coisa muda mas tmb gostei dele!

      tem postagem nova no meu blog
      espero sua visita
      bjs

      Hey Dudi!

      ResponderExcluir
    3. Eu estava esperando tanto desse livro. Foi uma grande decepção. E o pior é que achei a ideia geral do livro boa, mas a autora desenvolveu a trama de maneira precária. Concordo totalmente com sua resenha, inclusive na preferência pelo seriado :) beijos

      ResponderExcluir
    4. pena mesmo, achei o mesmo da Hospedeira. Gostei muito de seriado e pelo visto vou continuar por ele e aguardar a segunda temporada em agosto. bjs Cel querida. saudades sua sumida ;D

      ResponderExcluir
    5. Que pena que o livro não te empolgou, Cel.
      Para mim ele funcionou super bem e eu gostei bastante, apesar do mimimi adolescente! hehehe
      Beijos
      Camis - Leitora Compulsiva

      ResponderExcluir