Tecnologia do Blogger.

8 de março de 2014

Dia da Mulher, um passeio pelos Chick-Lits




Em especial ao Dia Internacional da Mulher escolhi comentar dessa literatura que mais define e entende nós mulheres – os Chick-Lits

Chegue mais e venha conhecer um pouquinho desses livros maravilhosos. MENINOS, nada de ficarem acanhados, apesar de ser um gênero voltado para o público feminino sei que vocês também podem se deliciar com esse tipo de leitura.

Os famosos coloridinhos da estante estão sempre em alta, mas também são alvos de intensas críticas negativas e preconceituosas, essas vindas em sua maioria de pessoas que nunca leram chick-lits. Com a temática leve e alguns ainda absurdamente engraçados, o chick-lit é a cara da mulherada: romântico e cheio de drama. Brincadeirinha... exageros a parte, nós leitores não apenas somos fisgados com a incrível facilidade da leitura como também nos identificamos com seus personagens e boa parte das situações. Não fique ai torcendo o nariz porque de fato dá para tirar muito proveito da leitura além de ser, é lógico, algo divertidíssimo!



Geralmente narrados pelo sexo feminino que variam de jovens adolescentes à mulheres de meia-idade, os chick-lits focam em situações típicas do dia-a-dia e pendem para o lado mais engraçado e constrangedor de nossos problemas mais comuns. 

As divas Meg CabotSophie Kinsella e Marian Keyes são algumas das autoras mais conhecidas do gênero. Apesar de não ser exatamente minha primeira escolha, até que estou lendo muito chick-lit ultimamente. Só este ano já li três: A Lua de Mel de Sophie Kinsella que praticamente rolei de tanto rir, com cenas super engraçadas e TÃO CONSTRANGEDORAS que me deixaram com vergonha (sabe-se lá de quem... dos/pelos personagens talvez?!) a ponto de fechar e livro para criar coragem de enfrentar aquele memento de tamanho vexame. O Céu Vai Ter Que Esperar de Cally Taylor e Sendo Nikki de Meg Cabot, também super divertidos. (Espero em breeeeve fazer as resenhas). 



É claro que a mulherada aqui não curte só chick-lit, as vezes queremos ver sangue - calma lá que eu tô falando é de livros - como o bom e velho suspense policial com uma boa dose de perseguição e adrenalina, ou se aventurar pelo desconhecido (ou não tão desconhecido assim) mundo sobrenatural. Os quadrinhos e mangás também estão em nossas listas de livros favoritos. Enfim, lemos de tudo um pouco. Mas chick-lit é o que realmente entende a mulher, muito melhor que procurar uma overdose de chocolate. Um feliz DIA DA MULHER para nós, suas lindas! :)


9 comentários:

  1. Oi, Cel!!
    Adorei o seu post de hoje!!
    Realmente os Chick-lits tem tudo a ver com a mulherada! rs...
    E agora percebi que ainda não li nenhum do gênero nesse ano... Que coisa terrível. Preciso resolver isso logo! hehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia da Mulher atrasado Cel!!
    Adorei o post e mesmo não tendo livro muitos livros, sou apaixonada pelo gênero. Já tive certas crises de riso e também já pausei a leitura por vergonha... kkkkk momentos constrangedores são o máximo!
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cel,
    Realmente gosto de ler de tudo (só terror que não rsrs), mas os chick-lits estão ganhando espaço na minha estante, acho eles maravilhosos para aliviar minha ressaca literária.
    Feliz dia da Mulher (super, mega atrasado)!
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca li um livro desse gênero? Para ser sincera, eu não conhecia!
    As capas são fofíssimas e as histórias parecem ser bem bacanas. Vou me lembrar na próxima vez que for em uma livraria.

    ResponderExcluir
  5. ooi, sou nova no blog e amei o post
    xBárbara

    ResponderExcluir
  6. Chic-lit nunca foi meu forte, acho que o único que eu li foi Bem mais perto (que por sinal ganhei com um sorteio aqui! haha espero que isso se repita mais vezes)
    Mas vejo muitas pessoas gostando muito e achando muito divertido.

    ResponderExcluir
  7. Olá Cel, tudo bem??
    Este gênero sempre me chama a atenção, pois sempre é bom ler um livro que de um assunto que conhecemos, sentimos e vivemos.E sempre acabamos tirando alguma lição do livro.E sempre bom ler algo leve...
    Amei demais seu post!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  8. Esse gênero é MUITO divertido... eu sempre amo ler livros dele.
    Sabe, tira aquele peso de uma leitura pesada, intensa.... aí você fica relaxada novamente. Recomendo sempre =)

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito deste gênero, tem realmente bastante a ver com nós mulheres. Ainda não li nenhum dos 6 livros escolhidos, mas tenho muita vontade, e amo principalmente a diva Meg Cabot, já não posso dizer o mesmo da Marian, pois li Melancia e não gostei muito. E amo demais também o filme O Diabo Veste Prada, mas não cheguei a ler o livro. =)
    Feliz dia da mulher, que para mim é todos os dias, Cel!

    ResponderExcluir