Tecnologia do Blogger.

27 de junho de 2013

Mergulhe no "Admirável Mundo" Gaiman - (Dia 2)

Dando continuidade a Semana Especial Neil Gaiman, hoje vamos mergulhar fundo e conhecer mais um pouco sobre esse roteirista e escritor que vem conquistando cada vez mais fãs de todas as idades e de todas as partes do mundo.

Fui fisgada pela primeira vez quando mergulhei no mundo de Sandman cerca de 3 anos atrás, ou será que foi também quando vi pela primeira vez o filme Coraline e fui em busca do livro que deu origem? Talvez até tenha sido no pequeno cemitério abandonado na companhia de Nin em O Livro do Cemitério,  ou ainda na descoberta de Coisas Frágeis e seus contos um tanto peculiares. Com sua escrita versátil, com personagens e lugares marcantes que me conquistam mais e mais em cada livro.

 
Afinal, quem é Neil Gaiman?

Gaiman adora brincar com a ideia de nosso tempo psicológico, com nossos sonhos numa louca mistura fantasiosa que o levou a ser citado como um dos dez maiores escritores pós-modernos vivos. Um escritor tão versátil que transita entre as maravilhas do universo HQ e literatura, entre romances, fábulas, ficção adulta, infanto juvenil e até terror. Sempre cheio dessa criatividade espantosa.

Neil Gaiman nasceu em Portchester Inglaterra, em 1960. Quando criança sempre quis ser roteirista de histórias em quadrinho. Iniciou sua carreira como jornalista, foi crítico de HQs e não demorou muito para que ingressasse de vez no mundo dos quadrinhos. Alguns de seus trabalhos em quadrinhos são: Violent Cases, Orquídea NegraHellblazera tão aclamada série Sandman e mais recentemente Batman entre muitos outros.



Sua primeira inclusão solo na literatura foi com Lugar Nenhum, publicado em 1996, mas antes disso Gaiman havia escrito em parceria com Terry Paratchett (autor de DiscWorld) o livro Belas Maldições (1990). Logo mais vieram também os contos como em Fumaça e Espelhos, Coisas Frágeis, Um Estudo em Esmeralda

Outro livro de grande sucesso foi o Deuses Americanos, e dando continuidade ao mesmo tema escreveu também Os Filhos de Anansi




Gaiman ainda misturou quadrinho com literatura, como é o caso do grade sucesso Stardust, também mostrou talento para literatura infanto juvenil como Coraline. Ambos foram adaptados para o cinema. E mais recentemente com O Livro do Cemitério voltado para o mesmo público.



"Suas obras receberam inúmeros prêmios e medalhas – como o World Fantasy Award, o Hugo Award, o Nebula, o Bram Stoker Award, entre outros − e foram adaptadas em bem-sucedidas versões para o cinema, televisão e até ópera."


As histórias do Neil Gaiman são incríveis e ao mesmo tempo estranhas. Elas são inimagináveis! Por isso aprecio tanto.


Agora retorna à ficção adulta em O Oceano no Fim do Caminho, o primeiro de seus trabalhos com publicação simultânea ao lançamento nos Estados Unidos. Publicado em 18 de junho deste ano pela Editora Intrínseca.

Continuem de olho pessoal, pois no decorrer dessa semana especial vocês irão conhecer muito mais sobre esse escritor versátil  e ainda tem a chance de ganhar um exemplar do lançamento O Oceano no Fim do Caminho. Então corre e participem. AQUI.




13 comentários:

  1. Nossa eu nem estava lembrando que era ele que escreveu O Mistério da Estrela. Stardust é um dos meus filmes favoritos. Sem contar Coraline que é um espetáculo.

    ResponderExcluir
  2. Já li muito do HQ Sandman, mas estou ávido pelas suas mais diversas facetas quero adquir todas. E claro cada vez melhor seus escritos querida sumida Cel. Bjs sdd

    ResponderExcluir
  3. Tô doida pra ler esse livro. Ele está sendo super bem falado e tenho certeza que ele é bom.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!
    Quanto mais leio sobre o Neil Gaiman, mas me apaixono! Esse jeito dele bem versátil de escrever instiga o leitor!
    Vou começar a ler os livros dele logo!
    Beeijos

    Elidiane Ferreira
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Adoro esta ideia de brincar com sonhos e com o psicológico, é meu estilo favorito de literatura. Não li nada dele ainda, mas o primeiro livro que entrou para minha wishlist foi Lugar Nenhum, agora tem vários outros que me interessaram!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Só vi os filmes dele Coraline e Stardust, que gosto muito, sempre que passa eu vejo e tenho o livro Lugar Nenhum e sempre quis comprar Coisas frágeis mas ainda não deu apesar de ser tão barato, mais vou comprar todos os livros dele agora.

    ResponderExcluir
  7. Essa semana está maravilhosa!
    Neil Gaiman viaja mesmoo pelo tempo psicológico, fantasia, pós-moderno, HQ, romance, fábulas, ficção e terror!
    Conheço pouco :/
    Coraline, Stardust, Lugar Nenhum e Os filhos de Anansi.
    Agora quero mais *-*

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Devo confessar que nunca li nada do autor, mas sempre ouvi falar que ele é um autor muito bom com uma escrita muito diferenciada. Só tive contato com ele através de filmes, Stradust e Coraline. Fiquei muito curiosa para ler Coraline, porque mesmo sendo uma animação ele foi muito macabro, imagino que o livro seja de arrepiar.
    Tenho lido bastante sobre ele em outros blogs por conta do livro novo dele, ouvi falar muito bem, até com comparações ao Carlos Ruiz Zafon, um dos meus autores prediletos.
    Só n compro o livro dele agora porque estou zerada! kkkk
    tem postagem nova no meu blog, espero a sua visita e comentários!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  9. O Neil Gaiman consegue ser versátil e mesmo assim, nessa versatilidade, conseguir abraçar o fascínio dos fãs!
    Não conheço ninguém que já leu algo dele e não tenha gostado ao menos de um (quando não de todos). Infelizmente Sandman é muito caro... Mas gostaria de ler. Ainda tenho muuuitos pra ler deles, mas devagar se consegue. ;D

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do autor e esse post me deixou SUPER curiosa para conhecer a criatividade de Gaiman.

    ResponderExcluir
  11. Não sei porque até hoje nunca li nada do Gaiman. Sempre acabo comprando outro no lugar e deixando este autor para depois. Agora que eu sei que ele é o máximo todo mundo diz. Já assisti ao filme de Stardust e é bem legal. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Tantas obras para conhecer.Seu estilo é maravilhoso.
    Assisti Coraline e pretendo ler em breve.
    Deuses Americanos é bem interessante,mas só li o começo,preciso terminar.

    ResponderExcluir
  13. Li Os Filhos de Anansi e adorei!
    Há muitos anos acompanho Sandman. Amo de paixão!

    ResponderExcluir