Tecnologia do Blogger.

7 de março de 2013

RESENHA: Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson

Garotas de Vidro da autora Laurie Halse Anderson
  • Editora: Novo Conceito
  • ISBN: 9788581630113
  • Ano: 2012
  • Páginas: 272
  • Gênero: Ya, Drama;
  • Onde comprar:



Com um tema sério, tão sério que chega a ser perturbador. 
Garotas de Vidro nos leva para dentro da cabeça conturbada de uma garota que sofre de transtornos alimentares.

"Não vou poluir meu corpo com Blueberry qualquer coisa, nem muffins, nem cacos de torrada que fazem barulho quando passo manteiga sobre eles. O lixo e os erros de ontem já passaram por mim. Sou brilhante e cor-de-rosa por dentro, limpa.
O vazio é bom. O vazio é forte.
"


Lia é uma garota anoréxica. Quase foi morta por esses "velhoshábitos, mas hoje está bem. Está se recuperando... Ao menos é isso que seu pai e todos ao redor acreditam. Por fora Lia é toda fingimentos e mentiras, mas só ela sabe que é uma garota "gelada". Uma garota morta.

O livro começa com a notícia da morte de Cassie, ex-melhor amiga de Lia. Que pouco antes de morrer, enquanto estava sozinha e aflita em um motel, ligou 33 vezes para o seu celular, trinta e três ligações que foram ignoradas. Agora Lia começa a ser perseguida pelo fantasma da ex-amiga morta, as antigas vozes que a atormentavam estão mais exigente e a fome é cada vez mais constante.

O que Cassie precisava tanto lhe dizer? Lia vai em busca de respostas, mas está tão decadente e obsessiva por ficar mais e mais magra, que viver está sendo quase impossível. 44...41,40,39... 38 quilos ainda não é o suficiente, ela precisa ser mais forte, mais magra  lembra a incessante voz em sua cabeça. Em paralelo com a história acompanhamos também alguns ocorridos do passado, e aos poucos é possível entender melhor a Lia e seus motivos. 


A principio o livro parece uma bagunça por possuir várias palavras riscadas, alimentos seguidos com seu número de calorias entre parenteses, pensamentos soltos já que a realidade de Lia está bem distorcida  ela divaga muito com o que é ou não real. Mas tudo isso colabora com o objetivo do livro. Uma leitura angustiante.

Algumas cenas eram remoídas na minha cabeça mesmo depois de concluir a leitura, a forma perturbadoramente triste de como Cassie morreu , como a Lia se torturava física e psicologicamente. É um livro bastante forte e não recomendo para todos. Mas nem por isso deixa de ser bom.


Minha Avaliação: ★★★★☆ -> Muito bom!





9 comentários:

  1. Oi, Cel!

    Eu li esse livro no ano passado e concordo com você: é um livro angustiante, perturbador. A doença... Confesso que tinha uma visão bem diferente da doença (anorexia e bulimia) antes de ler o livro... Só de lembrar de como ela se cortava... O coração se aperta aqui dentro...

    Mas é o tipo de assunto que não pode ser ignorado. É preciso que se fale sobre ele, sim, que as pessoas leiam e se informem... Quantas meninas não passam por isso hoje em dia, e as pessoas que mais as amam, que as cercam, sequer percebem o que está acontecendo?

    Gostei bastante da resenha, refletiu exatamente tudo o que eu pensei durante a leitura, o modo como esse livro me marcou!

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cel!

    Concordo contigo e vários pontos, nem todos vão gostar. Eu adorei o livro - ele é tão forte, me marcou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Já li outras resenhas desse livro, é uma leitura chocante!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro sobre este assunto, mas confesso que não me interesso muito, assuntos sobre "doenças" não tem me chamado muito a atenção. Não que eu não goste do assunto, mas tenho evitado este tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha!
    O livro realmente é um marco em abordar temas ainda polêmicos: distúrbios alimentares, problemas como bullying e carência de atenção por partes dos adolescentes de uma forma incrível.
    Infelizmente esta é ainda uma triste realidade do mundo e o pior,e que com o tempo só está piorando,quantos pais não sabem absolutamente nada sobre seus filhos e quando descobrem que eles estão passando por alguma das situações do livro,no mínimo já é praticamente tarde demais para uma intervenção.
    Na parte em que Cassie ligou para Lia inúmeras vezes é o ponto de partida para a vida da protagonista mudar radicalmente!
    Um livro que se aproxima da cruel realidade!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é um dos meus favoritos, me pegou de um jeito que não consegui explicar nem na resenha. É forte, sim, mas fico feliz por alguém ter conseguido transmitir toda essa tensão de transtorno alimentar em uma história tão boa de ler. Apesar de sentir repulsa muitas vezes, li o livro rapidamente e consegui compreender todos os pensamentos de Lia. Realmente, não é recomendado para todos, mas é uma leitura ótima!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler o livro, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, foram vários comentários de que o livro é marcante e sua renha me animou mais ainda.

    ResponderExcluir
  9. Eu li este livro e não gostei. Gosto muito de suas resenhas.

    ResponderExcluir