Tecnologia do Blogger.

21 de janeiro de 2013

RESENHA: Selvagens – Don Winslow

Selvagens do autor Don Winslow
  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788580572292
  • Ano: 2012
  • Páginas: 288
  • Gênero: Ação;
  • Onde comprar:

Não esperava muito desse livro, e ainda assim aqui estou mais que admirada. Gosto de livros inteligentes que se destacam por sua originalidade. Selvagens é um deles, em todos os sentidos. A começar pela narração, pela naturalidade surpreendente que a história toma forma, e pelos personagens.  


"Se deixar as pessoas acreditarem que você é fraco, mais cedo ou mais tarde você vai ter que matá-las" – pg. 99.

Ben e Chon criaram um lucrativo e bastante promissor negócio de venda de maconha em Laguna Beach. Mas logo agora que os dois amigos estão pensando em atuar n'outro ramo, batem de frente com o poderoso Cartel de Baja, do México, que pretende tomar a região e não vai deixa-los sair do negócio tão facilmente. 

Ophelia, ou somente O. é companheira e confidente dos dois. Ama fazer compras, ainda mora com a mãe e não tem nada de boa moça. Os três se completam. Chon, Ben e O. Por ela, e por Ben, Chon é capaz de tirar a própria vida e de quantos mais forem necessários. Sim, esse é o Chon. O. diz que ele não se comporta e sim "malporta", faz parte do charme dele, já Ben é tudo que falta em Chon. Mas sabemos que O. ama os dois.

"Ben é madeira quente, Chon é metal frio
Ben é carinhoso, Chon, indiferente
Ben faz amor, Chon faz sexo.
Ela ama os dois.
O que fazer, o que fazer?" – pg. 48.

Selvagens foi me fisgando devagar, e me surpreendi por ficar tão apegada a trama e aos três protagonistas. O ponto alto do livro é justamente quando eles são ameaçados pelo Cartel de Baja que sequestra O. para garantir o controle sobre Ben e Chon, que fariam tudo, absolutamente T-U-D-O pela garota. Então o livro começa a ficar realmente interessante.

"Chon divide o mundo em duas categorias de pessoas:
Ele, Ben e O.
Todo o resto.
Ele faria qualquer coisa por Ben e O.
Por Ben e O. ele faria qualquer coisa a todo o resto.
Simples assim." – pg. 132.


A narrativa é um tanto peculiar – palavrões correm soltos, os capítulos variam de poucas palavras a apenas algumas páginas e por diferentes pontos de vista. Pensamentos e falas se misturam e o melhor é que a coisa toda flui de forma surpreendentemente perfeita. Levando o leitor direto para dentro de todo esse universo "selvagem".
ps.: preciso ler mais livros do Winslow.

Selvagens tem adrenalina na medida certa, além de ser ainda uma história de amor "ultracontemporânea", uma loucura total, eu sei, mas ainda assim a relação dos três é de dar inveja (quero Chon e Ben pra mim) – Terminei o livro com uma baita vontade de começar a ler tudo de novo.



.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ★★★★☆ (4,5) - Ótimo!

É um ótimo livro sim! Porém não é para todos. A narração é diferente, tem muita violência, drogas, sexo, palavrões... Mas mesmo com tudo isso não foi difícil descobrir o porque dele ser tão elogiado. 




15 comentários:

  1. Sou LOUCA por este tipo de estória. Este livro me lembrou muito o seriado Breaking Bad, claro que a estória é diferente, mas mesmo assim. Eu a-d-o-r-o triângulos.
    Já quero MUITO este livro, anotei para as próximas compras.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa de Selvagens pela primeira vez foi em filme, ainda não assisti porque quero ler o livro primeiro, só vi o trailer, mas parece ser ótimo, e pelo que você falou do livro só pode ser mesmo. Estou curiosa pra ler, esse foi um livro que me chamou muita atenção, e acho que de muita gente também!

    ResponderExcluir
  3. Me parece ser um livro bastante maduro, e com uma história bem construída! Gostei do livro, e também da resenha! Parabéns!

    cafe-elivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta história, e a capa está incrível, é uma leitura diferente das quais eu costumo ler, mas amei mesmo assim, quero muitoo!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de livros com capa de filme e nem curto a Blake Lively, acho que são essas duas coisas que vivem me afastando desse livro... Porém, gostei da tua resenha e vou tentar lê-lo :D

    cometadeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem interessante!

    Pelos quotes já dá pra perceber isso!

    E como você disse, livros inteligentes sempre são muito bons né? Também adoro!

    Fiquei curiosa para ler!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  7. Não dei a menor atenção ao livro até ler a resenha... eletrizante! Apesar dos palavrões comerem partes do livro, me interessei por esse suspense, toda a adrenalina que a história tem!

    ResponderExcluir
  8. Ei Cel.
    Eu gostei muito de Selvagens. Tenho outro livro do autor que aborda o trafico de drogas na fronteira entre os EU e mexico. Parece ser bem legal. Gostaria de ter tempo p/ ler logo, mas minha lista está imensa. kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cel!

    Não conhecia esse livro ainda! Uia, parece, hum, MUITO BOM! shauhsaushua Essa capa não chamou tanto a minha atenção, mas, apesar de ser bem forte, como você disse, fiquei bem curiosa para ler por causa dos seus comentários!

    Um beijos,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quando foi lançado esse livro não me empolguei muito com a sinopse, porem ando lendo muitas resenhas legais sobre ele, falando muito bem. Eu não me importo com cenas de violência ou palavrões, vou buscar o livro p/ ler :D

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto o trailer do filme desse livro e desde então estou me segurando para não assistir antes de ler.Sua resenha me deixou ainda mais empolgada.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei bem empolgada pelo livro... achei demais a historia... vou ler anates de ver o filme!!

    bjus

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu ouvi pouco sobre esse livro. Digamos que com sua resenha, eu li mais três... Mas enfim, me interessou um pouco e já foi adicionado em minha lista de leitura. rsrs :)

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Assisti ao filme,boa resenha,fiquei com vontade de ler para descobrir o que acontece.
    Pela resenha o tema está ligado ao mundo das drogas, com um cartel no México,disputa de território, e um pouco de ação.
    Foi considerado por jornais renomados como um dos melhores do ano de 2010,quero conhecer para poder concordar ou discordar,não é porque alguém não gostou que vou ter a mesma opinião ou vou deixar de ler,tudo no mundo da leitura é valido,melhores ou piores estamos lendo,aprendendo coisas novas,viajando por lugares... sempre é um aprendizado.

    ResponderExcluir