Tecnologia do Blogger.

29 de novembro de 2012

RESENHA: A Morte da Luz – George R.R. Martin

A Morte da Luz do autor George R.R. Martin
  • Editora: Leya
  • ISBN: 9788580444926
  • Ano: 2012
  • Páginas: 336
  • Gênero: Ficção Cientifica, Fantasia;
  • Onde comprar:


O primeiro livro do George Martin, e no entanto MUITO diferente da serie As Crônicas de Gelo e Fogo. Com pano de fundo galáctico A Morte da Luz é no minimo interessante.  


Gerações de estrelas haviam sucedido umas às outras... 

Um planeta errante seguia sozinho, sem proposito, entre os frios e solitários espaços entre os sois. O P
laneta Worlorn se deslocaria ao redor da Roda de Fogo uma vez, em uma larga e lenta hipérbole, nunca entrando no sistema propriamente dito mas chegando perto o suficiente. Então sairia novamente para a escuridão da Orla, além das Últimas Estrelas, para dentro do Grande Mar Negro do vazio intergaláctico. 

É para esse planeta desolado que irá nosso protagonista Dirk t'Larien. Seguindo em um último impulso o chamado de seu antigo amor, Gwen Delvano. Mas ela não é mais a mulher que conhecera, agora está ligada a um guerreiro e alto senhor de uma raça com princípios antiquados e rígidos  – os Kavalarianos (se é para fazer comparação: eles lembram muito vagamente os Dothrakis). E num misto de romance e politica, somos presos numa teia de segredos e mentiras.


Narrado em terceira pessoa, pela visão de Dirk t'Larien, George Martin apresenta cidades sombrias, criaturas barbaras e perigosas seguindo um código dito "de honra", e nos prepara sutilmente para uma batalha onde a caça e o caçador trocam de lugar a todo momento. 

Todo o enredo criado e os elementos das cidades são excelentes! Então não estranhe se acabar gostando mais desse planeta moribundo e menos dos personagens, afinal, Dirk nunca conseguiu me agradar muito. Mas tem um personagem (o menos provável) que me conquistou e surpreendeu no final...

Infelizmente o autor explorou demais a politica dos povos e vários conceitos sobre "nomes' e "amor" em diálogos desnecessários e muitas vezes cansativos, que diminuíram o brilho da estória. A leitura demora a engatar, mas pouco depois da metade tudo fica mais interessante e surpreendente. Bem ao estilo Martin que conhecemos em As Crônicas de Gelo e Fogo.


Minha Avaliação: ★★★☆☆ (3.5) -> Bom!



10 comentários:

  1. Ainda não li nada do autor, mas acabei de comprar o box com os três primeiros livros de As Crônicas de Gelo e Fogo... espero que eu goste da série!!
    Esse será um dos próximos livros que irei comprar.. pena que não tenha sido tão bom assim para você!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. espero que goste mais deste. preciso conhecer o autor! ótima resenha como sempre Cel saudosa! beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Quero muito ler esse livro assim como As crônicas de gelo e fogo, já tenho o 1° aqui mais estou morrendo de medo com esse tanto de página rs!
    Um beijo
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. aiiin eu quero mt mt ler esse livro! nunca li nenhum do Martin, mas tenho mt vontade de ler as cronicas de gelo e fogo tmb!
    parabens pela resenha!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cel! Ainda não li nada do autor, mas preciso confessar que nada dele chamou a minha atenção até agora... =( Pena que não foi um 5 estrelas para você!

    Beijos,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Celsina

    Ah eu preciso ler algo desse autor, não sabia que o tema era tão diferente do da série. Acho que vou começar pela série mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  8. Não li ainda A Morte da Luz do Martin, mas os outros já e estou a espera do 6º volume das Crônicas do Gelo e Fogo (que o velho acha que só vai terminar de escrever depois de 2014 =/ ).

    Penso que a Morte da Luz não deve ser o melhor de sua carreira, como você mesmo levantou os contras da obra. Mas eu já comprei ele e ele tá na minha lista de leituras :)


    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cel,
    Ainda preciso ler alguma coisa desse autor!
    Quem sabe até o ano que vem!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

  10. oi, tem meme pra você n blog , abraçoss

    http://vampleitores.blogspot.com.br/2012/12/selo-musica-para-meus-ouvidos.html

    ResponderExcluir