Tecnologia do Blogger.

7 de outubro de 2012

RESENHA: Os Deixados Para Trás – Tom Perrotta

Os Deixados Para Trás do autor Tom Perrotta
  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788580572148
  • Ano: 2012
  • Páginas: 320
  • Gênero: Ficção;
  • Onde comprar:


Assim como o 11 de Setembro chocou os EUA, o 14 de Outubro paralisou toda a humanidade e marcou o inicio dos novos tempos
De repente milhares de pessoas desapareceram. Imagine o caos que irá se abater sobre o mundo. Partida repentina? Arrebatamento? Talvez.


Tom Perrotta irá trabalhar sob essa perspectiva. Como as pessoas vão encarar o 14 de Outubro, data marcante que levou embora, sabe-se lá para onde, boa parte da população. Como somos capazes de encarar a perda, uma mudança iminente. Parece chato, mas foi bastante interessante.


A narração é alternada entre cinco personagens. Acompanhamos suas incessantes buscas por adaptação, seus medos e crenças. Kevin Garvey, o novo prefeito da cidade quer trazer um sentimento de esperanças renovadas e propósito para sua comunidade traumatizada. A família de Kevin se desfez com o desastre, sua esposa, Laurie, o deixou para entrar numa especie de culto cujo os membros fazem um voto de silêncio – os Remanescentes Culpados. Seu filho Tom, também partiu, abandonou a faculdade para seguir um profeta duvidoso chamado Santo Wayne. Apenas a filha adolescente, Jill, ficou, mas ela definitivamente já não é mais a dócil estudante nota dez que costumava ser. 

Além da família Garvey acompanhamos também Nora Durst, uma mulher que perdeu toda a família no 14 de Outubro e ainda chocada com a tragédia esforça-se para seguir adiante e recomeçar a vida.


Quando iniciei Os Deixados Para Trás, esperava uma leitura completamente diferente. Imaginava algo mais ao estilo da série ‘Deixados Para Trás’ (mas sem o imenso apelo religioso), para a minha surpresa o livro do Tom Perrotta NÃO TEM NADA A VER com essa série.

Os Deixados Para Trás não é mais um livro sobre “apocalipse”. O autor focou em mostrar a reação dos cidadãos diante do inexplicável e extraordinário, e conseguiu isso de forma brilhante e perturbadora ate. Um livro narrado com emoção e inteligência, mas que infelizmente não me despertou empatia pelos personagens, algo que considero essencial em todos os livros. 


Minha Avaliação: 
★★★☆☆ (3.5) -> Bom!




18 comentários:

  1. Pelo que li diversos post sobre o livro, ele tem um assunto instigante, que fala sobre a sensação de perdas, de leitura fácil, sem personagem principal, mas que foram deixados para trás após um fenômeno repentino. Seriam os escolhidos ou os rejeitados? Só lendo para saber. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto desse tipo de narração, onde troca de personagens! '-'
    Acho o assunto bem interessante, mas não sei se passaria muito tempo lendo, acho que iria ler devagar quase parando! '-'

    ResponderExcluir
  3. Oi Celsina, como vai?
    Eu já conhecia a outra série religiosa Deixados para Trás e a série juvenil Gone (que acho que você já leu o livro um, que vi em uma das suas caixinhas de correio) e achava que este livro seria parecido com elas, mas você disse que eram diferentes, estou meio chocada haha
    Eu gosto mais da versão alternativa dessa capa, azul, não sei por que '-'
    Espero poder ler este livro em breve, mesmo você não tendo dado nota máxima.
    Acompanho seu blog há um tempão, mas só agora resolvi comentar. Gostaria de parabenizar você pelo blog lindo e muito sucesso =D

    Beijos,
    Nerd/Rocker Girl

    ResponderExcluir
  4. Que ótima resenha! Celsina sua sumida saudades suas.

    ResponderExcluir
  5. oii adoreii a sua resenhaaa *---*
    olhaaa eu tb sou sono de um blod de livro gostaria que vc passasse lá para da sua maravilhosa opinião *---* bjusss Daniel
    http://orelha-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro suas resenhas..são curtas e objetivas. É um dos poucos blogs que me da vontade de ler as resenhas inteiras!

    ResponderExcluir
  7. Estava afim de ler esse livro, mas a maioria das resenhas falam que os personagem não cativam muito. A temática parece ser interessante, nunca li nada sobre algo do tipo.
    Compraria só se estivesse muito barato haha

    http://monstroc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláa!
    Nao imaginava que a história fosse assim, olhando pela capa. Pensava ser uma coisa totalmente diferente. Gosto quando troca de personagens de vez em quando, mas com cinco acho um pouco demais, rs. Tem pessoas que gostam, claro mas eu já nao sei se conseguiria levar a leitura adiante. :T

    bjs xx

    ResponderExcluir
  9. Oi Cel,
    Vi esse livro com um preço ótimo na Bienal, mas já tinha comprado tanto que acabei deixando passar... Agora comecei a me arrepender! Vou ver se acho em promoção em outro lugar!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que eu vi, nao parecia se tratar de pessoas que desaparecem, a capa dava uma enganada, mais depois que eu fiquei sabendo me interessei e muito pelo livro!!!!

    No canto da estante

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, e acho o livro super interessante. Estou louca para ler!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei a resenha,estava msm procurando esse livro,acebei desistindo de comprar,pois a narrativa acabou me tirando a motivação, a capa está linda,a resenha perfeita,hj msm fui na livraria procurei por ele,mas ñ achei,espero encontrar e cofiar na resenha! Beeeeijos ;*

    ResponderExcluir
  14. Oi :) , gostei muito da resenha. Esse livro parece ser interessante, gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  15. Oi Cel

    Ah então você leu a série com esse título, fiquei curiosa para ler quando comentaram sobre ela. Esse livro eu gostei e também foi uma leitura bem diferente do que eu tinha imaginado.

    :)

    ResponderExcluir
  16. todo dia aumento minha lista de livros

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã dessa troca de personagens, porque confunde as vezes, e aí já não se sabe quem é quem rs.
    Mas continuo querendo ler!

    ResponderExcluir
  18. "Apocalipse " Tem nome mais convidativo que esse? Creio que não e estou animadíssima para ler.

    ResponderExcluir