Tecnologia do Blogger.

11 de setembro de 2012

RESENHA: A Idade Dos Milagres – Karen Thompson Walker

A Idade dos Milagres da autora Karen Thompson Walker
  • Editora: Paralela
  • ISBN: 9788565530088
  • Ano: 2012
  • Páginas: 216
  • Gênero: Romance Apocalíptico;
  • Onde comprar:


Não é novidade que praticamente todas as pessoas são rapidamente fisgadas por histórias que envolvem catástrofes apocalípticas. Sou umas das que mais são atraidas por esse tema, e é logico que iria me envolver completamente com a leitura de A Idade Dos Milagres.


Imaginem que a rotação do nosso planeta começasse a diminuir, a Terra ir girando cada vez mais lento, e mais lento... É obvio que esse "fenômeno" geraria muitas consequências para a vida, e nada agradáveis. 

O primeiro impacto foram o aumento dos dias, com durações cada vez maiores: 25 horas... 26 horas... 30 horas... 40 horas... imaginem um dia com 50 horas! E até mais. Confesso que foi muito interessante mergulhar nesse tipo de ficção. 

As aves foram as primeiras a morrerem, afetadas pela mudança do campo magnético da Terra. Outros animais também morreram. E se aguentar mais de mais de 20 horas sem o Sol já era terrível imaginem aguentar mais de 20 horas com o Sol. Comigo essa leitura foi bem impactante. Ao inicio sutil, depois surpreendente e devastador.


A história é narrada por Julia, uma garotinha de 11 anos (a idade onde passa por várias transformações, conhecida como idade dos milagres). A leveza de sua narração deixa de trazer um tom mais científico ao livro, mas ao mesmo tempo faz da leitura mais "natural". Acompanhamos toda essa catástrofe que o mundo está passando pelos olhos de Julia, e percebemos a capacidade que o ser humano tem de se adaptar. A vemos continuar seguindo com sua rotina o mais normalmente possível: dormir, acordar, estudar e até se apaixonar.

Em alguns momentos cheguei a pensar que se tratava de uma distopia, pois a sociedade determinou que todos deveriam seguir o horário do relógio, mesmo que ao meio-dia a cidade já estivesse completamente as escuras. E exitem ainda os rebeldes que insistem em seguir o horário solar, isso gerou alguns confrontos no decorrer do livro que só pioraram. Mas não se trata de mais um livro distópico e sim uma história apocalíptica.


Uma leitura que vai gerar várias reflexões. Com toda certeza amei a criação da Karen Thompson, um tema ousado que poderia soar como clichê, mas na verdade é algo totalmente original. Fique de fato muito impressionada!

Vale ressaltar também que a capa brilha no escuro, e brilha muito. Tem tudo a ver com a história. E apesar do livro não abordar termos mais científicos e sim ser mais adolescente, é uma leitura muito envolvente e ate surpreendente. 



.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ★★★★★ -> Excelente!




23 comentários:

  1. Que interessante eu não havia procurado saber sobre o livro, pois achei a capa bem feinha.. mas depois da sua resenha eu quero o livro! Super original!
    Beijinhos
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já esta na minha lista. Breve lerei!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, adoreeeeei esse livro! Serio, adorei a resenha ficou ótima! Eu gosto disso, de coisas Possíveis com ar de impossível.
    E os preços estão ótimos, então é correr pra comprar! \o

    ResponderExcluir
  4. Olá Cel,

    Não li o livro, o Lipe leu e resenhou no blog, está é a segunda resenha que leio do livro, meus interesses só aumentam em adquirir o mesmo, amo o gênero!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Adoooooorei o tema do livro! Já conhecia o título e a capa, mas não tinha lido nem a sinopse.
    Também sou uma das que se sentem atraídas por tragédias apocalípticas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. que maximo um dia com 50 horas , kkkk , tbem acho muito interessante estes livros assim , ahistoria te prende na leitura , muito bom esse livro ...

    ResponderExcluir
  7. Bem q eu tb estou precisando de um dia com mais horas mesmo pra dar tempo de fazer tudo viu hehehhe..

    ResponderExcluir
  8. Eu tb curto este tema.
    Já está na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi este livro na lista de lançamentos eu tenho uma vontade enorme de ler, depois da sua resenha só deu mais vontade ainda!!!!

    ResponderExcluir
  10. Que bom ler sua resenha.
    Fiquei bem curioso pelo livro, quer dizer minha vontade de ler-lo aumentou. Como você disse é uma história bem original!

    ResponderExcluir
  11. Me apaixonei pela história, pela capa, pela resenha, por TUDO *o*
    Esse com certeza está na minha listinha de "Próximas Compras". Admiro autores que saibam criar enredos assim, catastróficos. O fato de ser narrado por uma garotinha de 11 anos, me fascinou ainda mais. Quero conferir, por mim mesmo, como deve ser a adaptação dela, aos fatos que estão acontecendo em conjunto.
    Mas Celsina, esse é um livro de volume único, ou será uma série ou trilogia?
    Estou amando o blog, Beijos - (: -

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sinopse e a sua resenha...... gosto desse tipo de tema .....
    Espero lê-lo em breve !

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ramon!
    É de fato um livro bem interessante. E sim, é volume único mesmo.

    Que ótimo saber que está amando o blog ;)
    Adoro seus comentários!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar sobre esse livro e sempre tenho vontade de ler. Nunca li nenhum livro sobre catástrofes, mas vontade de ler não falta.

    ResponderExcluir
  15. Ola!

    Eu li uma resenha sobre esse livro e me interessei bastante. Agora, com a sua, fiquei querendo ler mais ainda!

    Eu também adoro esse tema e com certeza ele deve trazer muitas reflexões.

    É um assunto bem interessante, onde você deve mergulhar na história e ficar imaginando como seria se realmente acontecesse, né?

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  16. Ah droga !!! Eu quero ler este livro desde quando eu vi pela primeira vez, tem uma historia que me agrada muito como vc mesmo disse : Quem nao se atrai por historias apocalipicas. Eu adoro !!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cel,

    Eu querooooooooo!!!!!!
    Também adoro este gênero, e este parece ser demais!!

    Adorei a resenha.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  18. Olá,achei a história desse livro bem original e interessante,achei sua resenha ótima. Estou seguindo seu blog,adorei ele ^^
    se poder dar uma passada no meu também,fico agradecida.

    beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Celzinha querida! saudades como está? Amo este tipo de literatura, vo uter de garimpar em busca deste livro. Claro que sua resenha está cada vez melhor. beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  20. Muito bom mesmooooo.
    pode me seguir? simplesmentebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Cel,
    Ainda não conhecia esse livro, mas agora fiquei muito intrigada!! Vou procurar para ver se acho!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  22. Oi Celsina

    Fiquei curiosa agora para ler, imagina esses dias tão longos, a escuridão e o claridade em excesso O.O - vai para a lista.

    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Eu já tinha visto falar desse livro, mas nunca tive interesse de ler alguma resenha. Menina, sua resenha me fez abrir a mente nessa história :c, imagine o que o livro é capaz de fazer? Adorei, quero ler, vou ver se acho para comprar por aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir