Tecnologia do Blogger.

9 de maio de 2012

RESENHA: Os Gêmeos – Pauline Alphen

Os Gêmeos (Crônicas de Salicanda #1) da autora Pauline Alphen
  • Editora: Cia das Letras
  • ISBN: 9788535920079
  • Ano: 2011
  • Páginas: 368
  • Gênero: Literatura Fantástica, Juvenil;
  • Onde comprar:


A história se passa num cenário futurístico, no século XXIII, mas ao contrario do que imaginamos essa sociedade vive numa era quase medieval, sem nenhuma tecnologia e possuem uma ligação muito forte com a natureza.


É nessa época que vivem os gêmeos, Claris e Jad. Eles moram na aldeia de Salicanda, e não conhecem praticamente nada sobre a história da humanidade e nem do mundo fora dessa aldeia. Quando tinham 3 anos sua mãe Sierra desapareceu de forma misteriosa, e desde então nem a vida dos gêmeos e a de seu pai é mais a mesma. 

Agora, 12 anos depois, tudo começa a se encaixar e os gêmeos irão descobrir muitos segredos sobre os tempos "antigos" e a catástrofe que levou a tamanha regressão 
tecnológica. Magia, seres misticos e um toque de sobrenatural pouco a pouco farão parte da vida dos gêmeos. 


O livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista de cada personagem, o que achei ótimo. Mas acredito que tenha faltado em 'Os Gêmeos' um pouco mais de dinâmica, talvez mais aventura, e explorar melhor os mistérios dessa nova sociedade bem como a mitologia da história. Em alguns momentos a narração torna-se muito lenta, quase arrastada. Não tenho nada contra livros mais lentos, o problema aqui é a muita informação com pouca descrição e explicação. 

Ainda assim o livro não é de todo ruim, a mitologia criada pela Pauline Alphen é superinteressante e tem potencial para ir mais além. Os elementos explorados me deixaram maravilhada e outro fator que adorei na autora foram as referências literáriasEsse primeiro livro foi bem introdutório (talvez por isso tenha sido uma leitura mais cansativa) ainda assim o livro promete uma continuação bem mais "agitada", devido ao final surpreendente e empolgante. 


Estava com as expectativas lá no alto com esse livro, a autora apresenta uma proposta interessantíssima mas que no entanto não funcionou totalmente comigo, faltou explorar mais algumas coisas e em outras ser mais objetiva.

Minha Avaliação: ★★★☆☆ -> Bom! 


12 comentários:

  1. Oiie,

    Eu estava bem animada, e com muitas expectativas a respeito deste livro. Infelizmente, já li tantas resenhas não tão positivas que nem sei se estou tão empolgada, é uma pena que o livro seja lento.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Já tive experiências semelhantes com outros livros, de achar o tema bastante atraente e esperar uma narrativa surpreendente, e aí acabo me decepcionando. Acho que a boa condução do enredo é fundamental, seja a narrativa mais lenta ou com ritmo acelerado.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei da resenha, excelente!
    Fiquei bem curioso para ler e ter minha opinião sobre ele! +_+
    Eu gosto desta coisa de mistérios

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  4. Oi Cel,
    É uma pena qdo o livro não atinge nossas ex[ectativas, não é?
    Já tinha visto esse livro por aí, mas essa é a primeira resenha que leio. Achei interessante.
    BJs

    ResponderExcluir
  5. como faz pra receber os livros das editoras?

    ResponderExcluir
  6. Poxa é a primeira resenha "negativa" desse livro que leio... que coisa... Bom, quem sabe com o restante da série, a coisa melhore, e eu dou uma chance!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cel,
    Acho que é sempre um problema quando criamos muita expectativa sobre um livro! E ainda mais quando é o primeiro de uma série!
    Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas não rolou aquele interesse básico, sabe?! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oi Cel,
    É mto ruim mesmo quando o livro não corresponde nossas expectativas né?!
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, as três estrelinhas não animam muito..rs. Mas gostei da sua resenha, acho que eu leria. =)

    Bjoos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Celsina!

    Que pena que o livro não trabalhado de uma maneira mais satisfatória. Li outra resenha sobre ele há alguns dias e a pessoa tinha se decepcionado um pouco também. Tomara que os próximos volumes te agradem mais. :)

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  10. Menina, acredita que não conhecia o livro e nem a autora? Aff, #shameonme

    Tb tenho raivinha qdo começo o livro com expectativa alta e o livro decepciona :(

    ResponderExcluir
  11. R: Oi, Guibie!
    Consigo os livros através das parcerias com as editoras. Algumas abrem inscrições para os blogs a cada semestre ou todo inicio de ano.
    Você precisa ter uma blog ou site que fale sobre livros e ficar atento às redes sociais das editoras para não perder a data de inscrição. ;)

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    é ruim qndo o livro não cumpre nossas expectativas né? =\ por isso tento ao máximo iniciar a leitura esperando o mínimo do livro.
    Mas achei interessante esse contraste do futuro tão voltado a natureza, fora que a capa é belíssima!

    Beijão!
    Nati

    ResponderExcluir