Tecnologia do Blogger.

8 de dezembro de 2011

RESENHA: Um Trabalho Sujo – Christopher Moore

Um Trabalho Sujo do autor Christopher Moore
"A Morte é um trabalho sujo, mas alguém tem que executar."

Charlie Asher é um cara bastante normal. Um pouco avoado, neurótico acima da média, um tanto hipocondríaco. Ele é o que se conhece por Macho Beta: o tipo de sujeito que consegue se safar sendo cuidadoso e persistente. Aquele tipo que aparece no momento certo para consolar a garota que levou um pé na bunda do maior/mais alto/mais forte Macho Alfa


" Eu moro em Chinatown – respondeu Charlie, e, embora isso fosse meio que
 verdade, tecnicamente falando, ele sabia dizer apenas 3 coisas em mandarim:
 bom-dia; de queijo; por favor; e eu sou um demônio branco ignorante,
 todas ensinadas pela Sra. Ling . Ele acreditava que a última significava
 'tenha um ótimo dia'. " - Pg. 110


Agora que vocês já conhecem um pouquinho sobre o Charlie vai dar para entender como esse sujeito vai nos divertir a berça depois de se tornar a morte (não a morte, A Morte! Mas um Mercador da Morte).

Tudo começou quando sua mulher logo depois de dar a luz a Sophie, foi "levada/morreu" durante a visita um homem (alto, negro, com roupas verde-menta) cujo ninguém conseguia ver, exceto Charlie. É então que Charlie começa a perceber que tem algo "estranho" acontecendo com ele; nomes aparecem em sua agenda todas as manhãs, pessoas começam a morrer perto dele, certos objetos tornam-se "pulsantes"... e ele começa a ser perseguido por sombras.

"6. Pode ser que as pessoas não consigam enxergá-lo quando você estiver cumprindo seus deveres como Morte; então, tenha cuidado ao
 atravessar a rua. Você não é imortal."

Mas o foco do livro não é apenas Charlie, também existem outros "mercadores da morte" e personagens igualmente hilários que são bem retratados durante a leitura. A grande questão do livro são as trevas que estão tentando entrar no mundo superior, mas para isso eles dependem dos deslizes dos "Mercadores da Morte" para ficarem cada vez mais fortes.

O autor varia bastante entre humor, suspense, drama e um pouco de ação mas sempre voltando ao clima hilário do humor negro, tirando alguns bizarrices o livro chega a ser bem interessante. O Charlie, nosso protagonista, simplesmente não existe! Ele é muito viajado, ingênuo e comete as maiores burradas da história, e apesar de tudo isso ele consegue ser bem fofo. Impossível não se apegar a ele.

"– Foi mal – disse Charlie.
 – Que foi, você comprou o curso Fale Feito Negão em Dez Dias ou Menos – Edição Especial de Contrabandista do Crack? – perguntou Minty.


Cheio de um bom humor. Quem já leu algo do Christopher Moore sabe do que estou falando. Além dessa capa que é linda Um Trabalho Sujo é um livro maravilhoso, leitura tranquila, cheia tiradas engraçadas ao mesmo tempo em que explora seu lado mais sombrio acompanhado de personagens superdivertidos.

Apesar de eu te amado o livro, ele não é exatamente uma Grande leitura, mas quem curte o estilo engraçado do C. Moore ou apenas está precisando ler algo descontraído e queira dar boas risadas, 'Um Trabalho Sujo' é uma boa pedida. No meu caso esse livro veio na hora certa!

.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ★★★★☆ -> Muito Bom!


"Não, minha senhora, devo insistir para que a senhora faleça neste exato momento. A senhora está atrasada."- Pg. 326
marquei algumas partes bem hilárias do livro.

7 comentários:

  1. celsina,

    desde que li seu post anterior sobre esse livro,que fiquei super empolgada pela historia,
    e hj nem preciso dizer que a vontade so fez aumentar,ne?
    definitivamente esse sera leitura obrigatoria para o proximo ano.
    um beijao.

    ResponderExcluir
  2. ahh esse livro tem uma capa linda, e parece bem bacana o estilo dele.
    Adorei a resenha!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Contei 13 momentos hilários marcados rs Grande resenah querida. Agora quero o livro apra ontem ! Te espero como sempre na poesia, na crônica e no miniconto ou na quarta-, na sexta- e no domingo rs beijos seua linda

    ResponderExcluir
  4. Acho que estou precisando de alguns livros com mais humor!! Vou anotar a dica!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do autor Cel, mas gosto muito de livros engraçados, principalmente quando estou cheio de um certo tipo de livro (Acontece quando leio muita fantasia, ou muito drama), nesse caso, o livro nem precisa ser incrível... apenas engraçado e diferente basta!

    ResponderExcluir
  6. Com tantos livros mais densos, é sempre uma boa escolha um livro divertido e com nos faz rir. Adorei os quotes que você selecionou!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha! Estou tão ansiosa para ler esse livro, está na minha listinha de 2012, com certeza! Bj

    Tamara
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir