Tecnologia do Blogger.

2 de junho de 2011

RESENHA: O Recruta - Robert Muchamore

O Recruta (Cherub #1) do autor Robert Muchamore
  • Editora: Fundamento
  • ISBN: 9788576769408
  • Ano: 2011
  • Páginas: 296
  • Gênero: Juvenil, Espiões
  • Onde comprar:

Sim! Finalmente um livro de espionagem!
Nem é preciso dizer que gostei, né?

O Recruta é o primeiro volume de uma série sobre espiões - Cherub. Fiquei muito empolgada com a leitura desse livro, principalmente por ele não ser tão juvenil (como alguns outros livros da fundamento) de modo que qualquer adulto consegue se envolver completamente com a história.

O livro é sobre uma agencia de espionagem, CHERUB, na qual o governo utiliza crianças (de 10 a 17 anos) como agentes espiões, pois eles costumam passar despercebidos no mundo dos adultos. Esses jovens passam por um treinamento pesado até poderem conquistar o primeiro título e serem então agentes da Cherub e prontos para completarem missões.

James Choke nosso narrador, é um garoto de 12 anos bastante encrenqueiro, apesar de não ser sempre o responsável a culpa caía sempre sobre ele. E por infelicidade (talvez) do destino, foi lavado para uma espécie de internato. Mesmo assim James ainda não estava preparado para as reviravoltas que sua vida ia dar quando aceitou o convite para ser um agente da Cherub.

Espere tudo de uma história de espionagem. Riscos, disfarces, muita agitação, diversão... tudo isso em volta de personagens hilários e acontecimentos que não param. E a história segue junto num ritmo bastante confortável, nada corrido demais e nunca se arrastando.

Como havia dito, esse não é exatamente um juvenil qualquer. Os agentes da Cherub passam por treinamentos pesados (pesados do gênero quase mortal). Já no começo James estava sendo testado fisicamente e psicologicamente. Desde o inicio, fica bem claro que James não é exatamente um herói e nem um exemplo de força bruta, e sim apenas um garoto de 12 anos que estava quase sempre ferrado, mas o seu amadurecimento no decorrer do livro é surpreendente, tanto que nem parecia que nosso narrador tinha só 12  anos, mas ainda assim incapaz de perder a arte de se meter em confusão (fato que me tirou boas risadas). Tem ainda os personagens secundários, que são no mínimo interessantes, e eu me via cada vez mais curiosa e apegada a eles. 

Apesar de fazer parte de uma série gigante (12 livros até o momento) o livro tem um final, e um final muito bom que não deixa o leitor frustrado. Gostei bastante do novo gênero e não vejo a hora de ler o segundo volume, acompanhar as próximas missões, poder explorar novos personagens, tudo isso com ainda mais ação.

.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ★★★★ - Muito Bom!
   
   Sérir Cherub:

01.  O Recruta
02.  Classe A {ainda não lançados no Brasil}
03.  Segurança Máxima
04.  A Matança
05.  Loucura Divina
06.  Homem x Animal
07.  The Fall
08.  Mad Dogs
09.  The Sleepwalker
10.  The General
11.  Brigands MC
12.  Shadow Wave

2 comentários:

  1. LEgla, faz tempo que não leio livros de espiões e adoro! Com certeza quero ler! Oo

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei! *-* Livros nesse estilo me encantam muito, principalmente por fazer a gente usar um pouco mais a lógica. E o mais legal é que esse tem até humor, hahaha. Louca para ler agora! *-*

    ResponderExcluir