Tecnologia do Blogger.

18 de agosto de 2010

RESENHA: Guerra Mundia Z - Max Brooks

Escrito por Max Brooks (mesmo autor de O Guia de Sobrevivência a Zumbis) e com 368 páginas, publicado no Brasil pela Editora Rocco. Guerra Mundial Z, é um livro com os relatos oficiais dos sobreviventes sobre mais terrível guerra que o mundo já viu, um guerra contra criaturas nojentos e “quase” invencíveis, pelo fato de já estarem mortas, os Zumbis!

“O regato agora era como um rio, uma inundação de cadáveres, recurvados, gemendo, pisando em seus irmãos estropiados enquanto rolavam devagar e constantemente para nós como uma onda em câmera lenta”
Pg. 111

Resenha Do Livro: A história é contada em forma de entrevista, no qual as pessoas sobreviventes à guerra contra os Zumbis relaram suas experiências e como conseguiram se salvar, à um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o conflito, após sua conclusão. Como é em forma de entrevista, algumas perguntas vão surgindo para ajudar a entender melhor como realmente foi essa guerra devastadora para a raça humana.

Pessoas e especialista do mundo inteiro foram entrevistados e contaram suas experiências de forma tão intensa e impecável, que sem dúvida, essa abordagem ajudou a tornar esta história mais Verossímil, tanto que quase cheguei a pensar que a Guerra Z realmente existiu. Ao longo da históra, o autor revela tambéma a extensão integral das transformações sociais e políticas a que o surto deu origem; e cheguei à conclusão de que se mundo entrasse em guerra contra esses seres nojentos e quase invencíveis, as pessoas reagiriam dessa mesma forma contada no livro.

Mesmo não sendo uma história  livro que causa medo intenso (como alguns de King), os relatos desse livro são de uma natureza perturbadora que exige ao leitor alguma coragem, pois são descrições realmente horriveis, o que já é algo esperado vindo de um livro sobre Zumbis. Também é impressionante o modo como Max Brooks guia a sua história, contando pelo ponto de vista de pessoas do mundo inteiro como conseguiram se salvar das garras desses monstros, os Zs.
~~~~

Adoro uma boa história de lutas contra Zumbis, acho que pelo fato deles serem tão aterrorizantes e invencíveis, salvo se o cérebro for destruído. Mas a emoção de ler um bom e assustador livro de zumbis foi mudada em Guerra Mundial Z, pois Max Brooks resolveu explorar o surto de Zumbis, que gerou uma terceira guerra mundial, nos apresentado de forma diferente, composta por uma série de relados. O que de certo modo acaba sendo também interessante. Só que ainda preferia e tenho certeza que gostaria muito mais se o livro fosse narrado de outra forma, onde seria possível acompanhar tudo oque se passava durante a guerra só que sem cortes, acompanhar toda a trajetória de um personagem chegando a me afeiçoar e temer por ele, aí sim eu sentiria medo, angustia e todas as sensações que ele sentisse.

Mas, por outro lado, esses relatos são descritos de forma tão real e impecável que às vezes me fez pensar que realmente aconteceu essa Guerra Z, o que nesse ponto o autor está de parabéns. E em relação a capa, eu adorei!! Está muito melhor que a anterior.

Minha Avaliação: ★★★★★ -> Bom!
A história é excelente! Já a forma como ela é apresentada não me agradou como esperava.

Notícia: Guerra Mundial Z ainda está sendo adaptado para o cinema pela produtora Plan B Entertainment, do ator Brad Pitt. O filme será lançado em 2012.

8 comentários:

  1. Esse livro, pelas resenhas, sá um arrepiozin, mas to louco para lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cel!
    Eu não sei se gostaria do livro devido a narrativa. Eu tbm prefiro um história contada de outra forma. Por ouro lado, zumbis são de arrepiar não é?. Ainda não me decidi se quero ler, mas sua resenha me deixou super curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Morro de medo de zumbis. Mas sua resenha, como sempre!, me matou de vontade de ler...hehehehe...

    Beijo lindeza!

    ResponderExcluir
  4. Ahh quero tanto esse livro.. mas agora fiquei com um pé atras de compra-lo... em forma de entrevista?! ¬¬' aff...
    gostei da resenha Cel!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa dica...viu.

    abraços
    de luz e paz

    Hugo

    ResponderExcluir
  6. ah estou querendo ler esse, mas acho que vou ler o Guia que eu já tenho antes.

    Comentei lá no blog da Nanda que li um livro assim em formato de relatos e gostei muito, mas no caso desse talvez seja bom ler um pouquinho na livraria para ver se gosto.

    òtima resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Ei Cel,

    Eu tbm preferia a narrativa de outra forma, mas adorei o senso crítico do autor e alguns relatos foram muito emocionantes.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cel,

    Eu não gosto de Zumbis, tenho horror a ele. Leio qualquer coisa, menos zumbis. Eca!

    Valeu pela resenha.

    Bjjs.

    ResponderExcluir