Tecnologia do Blogger.

30 de maio de 2010

RESENHA: Passos Largos: Poemas da Vida - Yolanda Teixeira Monteiro

Passos Largos é mais um caderno de poemas da autora Yolanda Teixeira Monteiro.  Antigamente entendia-se por poema qualquer composição literária, vem da palavra grega poiesis, que significa criação com a palavra. Assim, o poema seria qualquer trabalho escrito com intenção artística. E é assim que Yolanda trabalha em seu livro. Ela atravessa toda a literalidade possível para reproduzir o percurso do homem à procura de seu fim, seu destino.
É interessante como, através da poesia, a autora trabalha uma questão da pós-modernidade: a pressa. Como o homem tem pressa para viver sem ao menos saber que também terá pressa para o seu fim.
Para quebrar um pouco a pressa que a vida nos impõe. Vou postar aqui um poema da Yolanda para lembrarmos quando éramos criança:




Quando Era Criança
Já sonhava...

Na alma,
O pássaro no ar.
Na vida,
No chão o pé.
E...
Não minto!

A vida
Mais e mais a quero,
Vivendo
Sua extensão...

Mesmo que não veja,
Minha alma goza
O que almeja

Yolanda Teixeira Monteiro é professora de português, licenciada Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. É uma das ganhadoras, em 2008, do concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras, que homenageia Machado de Assis, no centenário de sua morte.

2 comentários:

  1. Infelizmente eu não consigo ler auto-ajuda e poesias =/

    ResponderExcluir
  2. Que poema lindo! Adoro poesias, mas faz mto tempo que não leio nada do gênero. =/

    Tenho que voltar a ler.

    Um super bj.

    ResponderExcluir