Tecnologia do Blogger.

3 de março de 2010

RESENHA: Noturno - Guillermo Del Toro e Chuck Hogan

O primeiro volume da Trilogia da Escuridão, recheado com alguns sustos e uma boa dose de suspense escrita pelo mexicano cineasta de terror, Guillermo Del Toro e o americano especialista em thrillers, Chuck Hogan.

Ignore todas essas histórias de vampiros bonzinhos, maravilhosos, tudodebom que você com certeza já ouviu falar (e se encantou, fato); pois na terra de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan os vampiros sedutores nunca existiram, muito pelo contrario, esses novos ou melhor velhos vampiros são criaturas perversas, 100% asquerosas sem chance de deixar você babando, suspirando ou coisas do tipo, isso mesmo que você está lendo, a imagem da perfeição não está nos vampiros de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan que são uma mistura de sanguessugas com zumbis extremamente nojentos; se tiver estomago fraco NÃO leia, exagero meu, mas eles são feios mesmo.

Tudo começa com um avião (Boeing 777) morto no aeroporto de Nova York, a palavra é mesmo morto, nenhum motor funciona, as portas não se abrem, as janelas permanecem fechadas e nenhum sinal de energia e vida vindo de dentro do avião.
Acontece também um breve eclipse solar na mesma cidade, fato que a população liga á esse misterioso caso do Boeing 777.
Somos apresentados a muitos personagens, situações e locais, no começo parece um pouco confuso mais então surgem as ligações e fica mais fácil de entender.
O que poderia ter propiciado a repentina morte de quase todos desse avião? Um gás? Não! Um vírus letal? Talvez, mas a resposta pode está nos quatro sobreviventes desse avião. Ou pelo menos é o que pensam.
(...)
Eles sempre estiveram aqui.
Vampiros.
Em segredo e na escuridão.
 Esperando.
Agora é a hora deles. Em um ano, Manhattan estará acabada.
Em um mês, O país. Em dois meses... 
O mundo.

Estava mesmo necessitada desse livro, precisava me libertar dessa imagem que estão criando para os vampiros (bonzinhos, sedutores, extremamente apaixonado, etc.) isso nunca esteve tão exagerado; não posso e nem quero mentir falando que não gosto, pois gosto sim e gosto muito, mas estou saturada dessa “melozisse” toda, quero ver destruição, morte, medo, criaturas sanguinolentas, enfim, os vampiros do mal. E Noturno me proporcionou toda essa adrenalina, atiçou minha curiosidade e supriu minha exigências, exceto pelo pouco caso que os autores deram para a construção de personagens tangíveis diminuindo boa parte do carisma do texto e assim dificultaram um maior interesse do leitor, ou espero, só o meu mesmo =p pois não senti maior necessidade de destacar o nome de nenhum personagem em especial como podem perceber. Tem os que aparem um pouco mais, tentei me apegar a eles, mas como não foram explorados devidamente não me afeiçoei o suficiente para importar com sua permanência no livro.

O livro também não me propôs o medo esperado, sinceramente quase não senti medo, mas esses sangue-zumbis (nome dado por mim para referir aos vampiros de noturno) me fizeram uma breve e torturante visita nos sonhos, sensação nada agradável, garanto. Mas ele tem suas partes feias como a descrição dos ataques a fisionomia dos sangue-zumbis, os suspenses (isso ele tem muito), esses sim foram bem descritos. Essa história nos cinemas nos daria tantos sustos! Como já havia lido vários comentários falando muitíssimo bem desse livro esperei muito mais. Não minto em dizer que é um ótimo livro e não me arrependo de ter lido, mas infelizmente como não me afeiçoei á nenhum personagem o que é fundamental para prender minha atenção ele não entrou nos meus melhores de 2010. Uma pena, pois tinha tudo para ser perfeito e ficou no quase.

Portanto ele não levará 5 estrelas, mas é recomendado sim, e devo avisar que lerei os próximos da trilogia (ainda sem dada prevista para lançamento).

.:: RECOMENDADO ::.

Minha Avaliação:   ☆☆☆☆ ->  Muito Bom

Livro: Noturno (1º volume da Trilogia da Escuridão)
Autores: Guillermo Del Toro e Chuck Hogan
Número de paginas: 464
Editora: Rocco
Gênero: Terror/Suspense

Conheça outras capas:


26 comentários:

  1. Cel, vou chorar...
    Vc não gostou???? Como assim????
    O livro é sensacional!!!! Foi top ten para mim em 2009!
    Sério mesmo? A gente tem um gosto tão parecido...

    ResponderExcluir
  2. Tô louca p/ ler. Mas estou com uma pilha imensa, vou er que esperar.
    BNjs

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu sou super medrosa... tive um medão nesse livro...
    Não faz muito meu estilo, então tenho minhas dúvidas se vou ler os outros da série... mas no geral eu gostei...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. está na minha lista de compras faz tempo e creio que finalmente o comprarei com mais uma manada de livro... Bela resenha Cel. beijoss

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você os personagens não são grande coisa, genéricos. em geral eu achei muito bom também, fugir das criaturas perfeitas.

    ResponderExcluir
  6. Oi cel querida, que lindo vc seguir meu blog, fiquei feliz viu?
    Ah espero mesmo ganhar, quero tanto ler esse livro rs
    Te convido vistar meus outros blogs tb.
    http://cantinhodamissrj.blogspot.com/
    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cel,
    Prefiro os vampiros bonitos e cheios de charme.
    Pode falar. Sou romantica assumida !
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  8. Pena que foi menos do que vc esperava, mas que bom q ainda assim gostou...

    Eu achei o suspense desse livro demais! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cel!

    Esse livro está na minha lista do desafio literário. Estou muito anciosa por lê-lo... acho que vou ficar feliz com o suspense que ele propõe.

    ótima resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ei Cel,

    Estou doida para ler este livro. Esta na fila aguardando verba rs

    Adorei a resenha, bjo

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela passadinha no meu blog e por seguir, linda.
    Tbm to seguindo aqui.
    Muito bacana seu espaço, adorei!!!
    Xeru.

    ResponderExcluir
  12. Girl, ameeeeiiii o seu blog!! vc gosta de tudo que eu gosto, já lemos um monte de livros em comum e vc leu um monte que estou louca para ler! Puxa, vou voltar sempre aqui, amei!!

    Vamos lá - Noturno:
    Esperei pelo lançamento, depois esperei ansiosamente até comprá-lo, pois esperava uma história de vampiros como Drácula, daquelas que dão medo, tem suspense, terror, etc. Adorei o Labirinto do Fauno e fiquei imaginando o que sairia da cabeça do Guillermo del Toro em um livro sobre vampiros... No fim, me desapontei... O livro não é ruim, mas como vc mesma achou também, para mim eles são muito mais zumbis do que vampiros, e bem, essa tentativa de destruir o mito dos vampiros bonzinhos, tudo-de-bom e lindos acabou os deixando como zumbis, automáticos, nojentos, feios... simplesmente.
    Não é ruim, achei bom, mas esperava muito mais...
    Não vou esperar pelas continuações não, se der eu leio algum dia, se não der certo, não vou sentir muita falta...

    bjs, amei o blog, vou fazer propaganda no meu!!
    Dalila - cafecomfolhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cel,

    eu estava louca para ler esse livro, mas um amigo me persuadiu... ele aconselhou a eu esperar sair as continuações para enfrentá-las de uma vez só, de acordo com ele, o final não tem final... rsrss...

    Bjjjs!

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse livro em janeiro e adorei! Se bem que eu estava com o pé engessado e sozinha em casa! Aí eu morria de medo quando lia o livro a noite! hehehe Então fui revezando com um livro da Meg Cabot! hehe
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  15. OIE! vIM TE AVISAR QUE TEM UM SELINHO PRA VOCE NO MEU BLOG, PASSA LÁ...
    http://mundofeitopordany.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito bom mesmo o nivel, contexto e conceito do seu espaço, estou fascinado!
    achei inteligente e li seus arquivos - se possivel, quando puder, veja minha opinião sobre a saga Crepusculo em meu espaço.

    te sigo aqui, te linkarei ao meu blog tb! abraço

    ResponderExcluir
  17. Oi tem selinho meu blog pra vc

    http://apaixonadaporromances.blogspot.com/



    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Muito obrigada pela visita e por me avisar da promoção "A esperança tem muitas faces"!

    Já li algumas resenhas de Noturno, uma delas até despertou o meu interesse, mas sou muito medrosa pra isso. Certeza que eu ia ficar sem dormir, kkkkk. Vampiros e seres sobrenaturais não me atraem muito, tirando os de Crepúsculo que foi a única dessas séries que li.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi minha querida, pode ficar à vontade! Você é uma das blogueiras mais dedicadas que conheço...

    ResponderExcluir
  20. queria mesmo ler sobre ele!!
    obrigada haha :}

    já leu André Vianco? é mt bom e os vampiros não são tão bonzinhos assim ^^

    ResponderExcluir
  21. Oi, Cel!

    tem selinho pra vc lá no blog!

    ResponderExcluir
  22. Tô esperando esse livro baixar pra comprar,ainda tá bem caro =/

    Obrigada pela visita! Volte sempre hein?

    Boa Terça!
    Miquilissss
    Bru

    www.farofadbatata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Vim retribuir a visita e amei seu blog! Já virei seguidora pra sempre visitar qdo vc postar novas dicas e resenhas!
    Beijos e seja sempre bem vinda no Cravo & Canela!

    ResponderExcluir
  24. Taí um livro que quero muito ler. Adoro vampiros, e parece que com essa popularização que tiveram agora, histórias onde eles não são melozos se tornam ainda mais desejáveis.

    E achei engraçado ler aqui sobre essa "meiguice" exagerada dessas novas histórias de vampiros, porque acabei de escrever algo nesse estilo huhuhu

    Lembro de ter ficado muito curiosa depois de ler o primeiro capítulo no Submarino, no período da pré-venda. Gostei da forma que eles estava sendo narrado. Mas que droga disponibilizarem partes do livro desse jeito, não? A gente não se aguenta, le, e fica na tortura de ficar esperando para poder ler o resto. >.<

    Adorei o post, e o blog (cheguei aqui pelo Tudo que Vejo =B)

    ResponderExcluir
  25. Já li esse livro, e é recomendadíssimo!
    O que não gostei muito durante a leitura é que o autor (no caso, os autores)colocam muitos detalhes, o que às vezes deixa a história, pelo menos pra mim, um pouco cansativa. Mas esse é MEU ponto de vista, outras pessoas acham essa minuciosidade altamente positiva.
    Mas bem, o melhor desse livro é que ele é um thriller sobre vampiros.ISSO MESMO, UM THRILLER SOBRE VAMPIROS. No meio dessa época vampiresca "florida" surge um livro autêntico, que eu considero como raro no meio desses outros.
    Esse livro não tem final lógico (o que pra mim não foi uma surpresa, devido a antecedência de que fazia parte de uma trilogia), ele pede uma continuação, e dependendo de como vai ser os dois que ainda estão por vir, podem até suprir os possíveis defeitos que achei nesse. Ansioso pela continuação!
    Parabéns pelo blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Celsina do céeeu. Adorei demaaais sua resenha. Ficou muito legal e mostrou à que realmente vem "Noturno". E como muitas pessoas disseram, você tambem acabou dizendo o mesmo.
    O livro ficou no "quase". Tinha tudo para ser perfeito mais ficou apenas no "quase". Todos dizem que os personagens são muito caricatos ou sem personalidade. Deve ser mesmo, pois, ambos são cineastas, e se ateem mais à ação e suspence e acabam se esquecendo que por trás de tudo tem que ter uma história e personagens carismáticos.
    Este livro me chama atenção por mostrar os vampiros em sua forma original, mas, me afasta pela falta de exploração da história e dos personagens.
    Daí, não sei se comprou ou não.
    Outro de vampiros maus que comprei ressentemente e estou louco para ler é "A Passagem" do Justin Cronin. Parece ser óootimo.

    ResponderExcluir