Tecnologia do Blogger.

12 de março de 2010

RESENHA: A Esperança Tem Muitas Faces - Lucília de Almeida Prado

Eu realmente precisava de um romance histórico ainda mais depois de tantos vampiros e do sofrimento passado com Marley e Eu, por isso quando pude escolher um dos lançamentos da Editora Planeta foi ‘A esperança tem muitas faces’ o que mais me despertou o interesse, não só pela capa que é linda e diga-se de passagem foi feita por um amiga a Renata Milan, mas também por a autora ser brasileira, isso mesmo, Lucília Junqueira de Almeida Prado é brasileiríssima! E ainda tem mais, ela escreve divinamente BEM, eu simplesmente não conseguia e muito menos queria desgrudar um só instante desse livro, as ultimas 200 paginas foram realmente irresistíveis!

A história se inicia com uma mobilização estudantil em varias capitais brasileiras. Ao mesmo tempo em que a autora expõe os sentimentos dos brasileiros durante a guerra, a indignação da população diante da posição tomada pelo governo ditatorial de Vargas, enfim a sede de vingança; ela também nos apresenta o jovem casal de namorados Lívia e Gian que decidiram se juntar à passeata que pedia a entrada do Brasil na guerra contra o Eixo, como resposta aos navios afundados pelos alemães na costa brasileira, pois o governo ainda se mostrava neutro.
Juntamente com o casal havia sua turma de amigos que muito animados andavam sempre juntos e compartilhavam a mesma idéia fixa: a entrada do Brasil na guerra.

Mas o foco que prende ainda mais o interesse do leitor não é apenas a guerra, que apesar de ser o plano de fundo onde se desenrola toda a história e a culpada pelos acontecimentos, é o jovem casal apaixonado, Lívia e Gian, que roubam toda atenção e a torcida do leitor.
Lívia é uma moça linda e estudiosa da nata paulistana, absurdamente apaixonada por Gian, que é estudante de engenharia, filho de um riquíssimo usineiro de açúcar do interior, mas Gian por corresponder loucamente ao amor de Lívia é extremamente ciumento. Os dois planejam ficar noivos, mas em meio ao orgulho e à tantas intrigas, a entrada do Brasil na guerra se torna oportuno para a separação do casal. E é então que se percebe que a esperança tem muitas faces.

“Em terras italianas, ouvindo os prisioneiros nazifascistas cantar Lili Marleen, Gian se lembra de Lívia. As intrigas separaram o jovem casal e a guerra aumentou ainda mais a distancia entre eles. Enquanto isso, no Brasil, Lívia também só pensa em Gian, que partiu sem deixar se quer um bilhete.
Em meio às turbulências da Segunda Guerra Mundial, as agitações políticas e sociais que ocorrem no país durante o Estado Novo, uma coisa permanece inalterada nesse casal de apaixonados: o desejo de se reencontrar.
Um sentimento sincero será capaz de aproximá-los? O que o destino teria reservado a eles?”
...A esperança tem muitas faces.

Lucília Junqueira de Almeida Prado é autora de 65 livros infantis e juvenis e dez livros de contos. Com ‘Uma rua como aquela’ marcou a renovação da literatura brasileira destinada a jovens e recebeu o prêmio Jabuti, em 1971. Ganhou mais oito prêmios, entre eles o Pen Clube Internacional. ‘A esperança tem muitas faces’ é seu primeiro romance adulto. Da autora a Planeta publicou também ‘O amor é um pássaro vermelho’, ‘O balão amarelo’, ‘O destino mora no seu coração’ e ‘Uma rua como aquela’.


Bom, é isso gente... Não tem nem o que dizer né. A história é P-E-R-F-E-I-T-A! Mesmo já sabendo que o livro seria muito bom, por isso o escolhi, não imaginava que chegaria a tanto. Logo de cara já dá pra sentir as vibrações dos jovens brasileiros do período da segunda guerra e o amor de Lívia e Gian é contagiante, vivenciava suas alegrias, sofrimentos, angustia... Enfim, eu me via nesse casal.
A esperança tem muitas faces é uma experiência incrível e apaixonante, vou avisando que para o meu alivio o livro não tem nada de auto-ajuda e nem é absurdamente meloso (que nem crepúsculo) mas repito, é incrivelmente apaixonante.
São cinco merecidissimas estrelas!

.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ☆☆☆☆☆ -> Ótimo!

Livro: A Esperança Tem Muitas Faces.
Autora: Lucília Junqueira de Almeida Prado.
Número de Paginas: 336.
Editora: Planeta.
Gênero: Romance Histórico.

Minha Gente, é ESSE livro que está sendo #SORTEADO aqui no Uma Janela Secreta!
E a promoção acaba amanha, então participem, Porque o livro é muiiiito bom!
Promoção A Esperança tem muitas faces

14 comentários:

  1. ganhei numa promo da planeta este o/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um certo "preconceito" com romances históricos por causa das obrigações de leitura do ensino médio. Mas achei legal a história desse. Vou ver se com o tema do desafio literário desse mês eu consiga ler mais livros assim o/

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou super curiosa com esse livro!
    Está na pilha...

    Obrigada!!!
    beijossss
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Celzita querida. Sempre aprendemos com os livros, os de romances históricos então.. Minha esperança é ver mais tua face hehehe bjs querida

    ResponderExcluir
  5. Olá Celsina!
    Obrigada por visitar o nosso blog!
    Parabéns pelo seu!! Achei muito interessante!
    A gente vai incluir o livro: ‘A esperança tem muitas faces’ da Lucília Junqueira de Almeida Prado para ser lido no nosso clube de leitura.
    É muito bom podermos nos encontrar virtualmente. Quem sabe nos encontramos pessoalmente algum dia para trocar idéias sobre nossa paixão em comum: os livros!
    Convidamos você a participar da nossa maratona de leitura!

    Sigamos em contato!!
    Um abraço!
    Gabriela
    www.nossoclubedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ganhei esse livro em um dos encontros literários que participo aqui no RJ. Vou lê-lo em breve...

    Mil bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, tem selinho pra vc lá no blog. rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou fantástica, Cel!!!
    E a faculdade, como está????
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  9. Olá Cel, vi que voce esta me seguindo e vim dar uma olhada no teu blog. Ele é uma maravilha.

    Passa lá no meu que tem um selinho pra vc.
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  10. Tem selinho pra vc no meu blog amiga, passa por lá e pega!
    beijão!

    ResponderExcluir
  11. Tem um selo pra ti lá, que vc já tem. E finalmente postei o seu selo que me deste eheh beijos querida. tá lá do lado esquerdo do meu... Corablog; beijos

    ResponderExcluir
  12. "A cada manhã a vida renasce em você,
    trazendo novas emoções,
    surpresas, alegrias e até lágrimas.
    Que você saiba transformar suas pedras em flores
    e que o seu caminho
    se torne cada vez mais repleto
    de sucessos e felicidades!"
    Feliz dia da Poesia.
    Que você tenha uma semana iluminada.
    Beijos.
    Mi§§.

    ResponderExcluir
  13. Tem um presentinho pra vc lá no meu blog.

    Bjjjjs!!! ;)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está aqui na minha pilha para ser lido :) ^^

    Bjs!

    ResponderExcluir