Tecnologia do Blogger.

28 de setembro de 2009

Os Pilares da Terra #1 - Ken Follett

Titulo original: The Pillars of the earth
Autor: Ken Follett
Nº de paginas: 494
Editora: Rocco
Gênero: Romance histórico
Sinopse:
.
“Ken Follett mestre do suspense e da ação, não poderia ter escolhido tema mais inusitado em sua trajetória literária, pautada por romances de espionagens: a construção de uma catedral gótica na Inglaterra do século XII. Impondo o seu ritmo ágil a uma história que recria uma época marcada pelo poder da igreja e dos cavaleiros, e pela arquitetura como máxima expressão artística, Follett escreve um romance que segue, inclusive estruturalmente, o levantamento do chão de uma obra prima de pedra e delicados ornamentos.O fio condutor na narrativa no primeiro é Tom, o construtor, e seus filhos Alfred, Martha e Jonathan. O contraponto mágico da existência metódica de Tom, um homem que chefia outros num trabalho que pode levar ate 15 anos para ser totalmente concluído, é Ellen, e a feiticeira. O romance desenvolve personagens em outros dois planos: o eclesiástico e o da nobreza. No primeiro se defrontam Philip, prior de Kingsbridge, homem íntegro e pouco afeito a conchavos políticos, e o bispo Waleram, homem ambicioso e disposto a tudo para ampliar seu quinhão de poder. No segundo debatem-se William, o cavaleiro quase boçal, e Aliena, a bela jovem que ousou desafiar seu desejo. Ligando nobres e prelados, existe um terrível segredo, envolvendo o naufrágio do White ship, que deixou o rei Henrique I sem decendentes.Ao final do volume o eixo da narrativa se desloca para Jack, enteado de Tom, filho de Ellen. Será ele, e não Alfred, o herdeiro dos talentos arquitetônicos de Tom e o homem apaixonado capaz de mobilizar Aliena.”.
Esse finalzinho deve, ou melhor, vai acontecer no segundo volume... Ansiosa! (rsr)
.
Essa sinopse deixa um pouquinho a desejar, se eu fosse comprar esse livro pela resenha e juntando a capa, sinceramente... Não compraria. Comprei pelas muitas opiniões de pessoas que leram e falaram super bem, e estou nesse meio de pessoas que gostaram dos Pilares da terra =^^=
Essa é mais uma excelente obra lançada pela editora Rocco.
.
Ken Follett nos prende do inicio ao fim, A historia nos leva ao século XII, mas exatamente no ano de 1123; mas só conhecemos todos os personagens em 1135. É exatamente ai que nos deparamos com um personagem que tem grande importância na história. No começo o livro se envolve em torno dele, Tom o construtor, juntamente com sua família. Eles estão em busca de um novo emprego para Tom e assim sustentassem, levam uma vida difícil enfrentado o inverno terrível a rejeição, passando fome. Tom busca um lugar onde possa realizar o seu grande sonho: Fazer uma grande obra, construir uma catedral. Mas isso parece ser impossível.

.

Conhecemos também um personagem maravilhoso (que eu gostei muito) é o prior Philip, um ser humano encantador, ajuda todos que necessitam.
Mas os pilares da terra não é feito apenas de bom personagens com caráter... Claro, o autor tinha que trazer o sentimento de raiva, com personagens asquerosos ao máximo, que abusam do poder, seja político, religioso, ou ate mesmo sua força física.
.
O livro é contado pelo ponto de vista de vários desses personagens, o que é muito bom, assim eu pude conhecer seus pensamento e sentir suas alegrias e raivas. Logo no principio percebe-se que Follett gosta mesmo é de uma boa trama, grandes dificuldades, quando tudo está prestes a se resolver o nosso autor coloca mais lenha na fogueira complicando ainda mais a vida dos queridos personagens.
Bem, é bom lembrar que a história é inteirinha tramada assim; o que, em minha opinião é maravilhoso, pois Ken não nos deixa muito espaço para refletir na solução e logo joga outro problemão, impedindo assim o menor interrompimento da leitura “Como estive muito ocupada, demorava em pegar no livro, mas quando pegava... era o dia inteiro. Ontem retomei a leitura da pagina 300, não consegui largar ate ver como iria se resolver... Tantas surpresas, é um romance incrivelmente bem feito". Amei!
.
O que gostei imensamente na escrita de Ken Follett é a facilidade que teve em ligar todos os personagens, mesmo sendo totalmente distintos; assim feito, ele imediatamente criava outro problema resolvendo-o de uma forma que se estabelecia novamente a tal ligação entre a história de cada personagem; para que então surgisse um novo obstáculo que interligava mais personagens fechando o ciclo.
Quando terminei o livro veio um turbilhão de emoções e idéias de como será agora a vida dos personagens mais queridos (Tom e sua família, o prior Philip e Aliena)
.
.............................................................TO BE CONTINUED...
.
Perfeito, uma excelente leitura... Estou adorando a leveza da escrita de Ken Follett, tornei-me sua fã.
.
.:: Recomendadíssimo ::.
.
Minha avaliação: ☆☆☆☆

11 comentários:

  1. Que bom que vc gostou! Estava ansiosa esperando por sua resenha! É uma história linda, não é? Achei super bem construída e com personagens profundos!!!
    Bja

    ResponderExcluir
  2. Boa dica..vou conferir...viu.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  3. Céu (eu conheço o autor), mas por hora não li nenhuma obra dele. Agora vou pensar a respeito. Abraço (e o convite para que apareça no Submerso).

    ResponderExcluir
  4. Sempre ouço coisas boas sobre esse livro, mas ainda não o li! Gostei de sua resenha, me deu vontade de procurá-lo.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. oiiiiii!!
    Tem selinho para vc lah no meu blog ....
    bjuu

    ResponderExcluir
  6. Tenho Mundo Sem Fim, mas como não li Pilares da Terra ainda... não dá para Lê-lo.
    Ah esse livro que citei é a continuação de Pilares..
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Com sua aprovação Celsina, é claro que vou ler! Tá na lista já... Há algum tempo li resenhas bastante boas sobre esse livro e fiquei com vontade de ler...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha!!! Outro que vai para a minha lista interminável.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tenho uma surpresinha pra você lá no meu blog!
    BjOss

    ResponderExcluir
  10. venho aqui pedir sua participação na promoção do meu blog, e se possível que vc divulgasse aqui no seu blog!
    segue o link da promoção:
    http://natadosromances.blogspot.com/2009/09/concurso-cultural-sempre-romantica.html
    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Cheguei aqui pela sua resenha do Skoob. Gostei demais do livro´. Terminei e, no dia seguinte, comecei a ler o segundo volume. Ainda estou no início, mas ansiosa para conhecer o futuro de cada um dos personagens. Dos mais bacanas ao mais nojentos.
    Inté!

    ResponderExcluir